CINEBH
27.09.2024, Debate ESTADOS DO CINEMA LATINO AMERICANO: AS COPRODUCOES E SEUS DESAFIOS como parte do 18o Festival Internacional de Cinema CINEBH, em Belo Horizonte, Brasil.
27.09.2024, Debate ESTADOS DO CINEMA LATINO AMERICANO: AS COPRODUCOES E SEUS DESAFIOS como parte do 18o Festival Internacional de Cinema CINEBH, em Belo Horizonte, Brasil.
O cinema latino-americano é marcado cada vez mais pelas viagens de filmes e de cineastas para exibições em festivais, para estudar, para participar de laboratórios de desenvolvimento e para encontros de mercado. A internacionalização das experiências e as coproduções entre empresas de diferentes países são consideradas expansão de possibilidades para os filmes e para as carreiras. Quais suas impressões e experiências internacionais em relação às suas criações e coproduções internacionais neste momento? No que ampliou caminhos? Que fundos e laboratórios acessaram no percurso de sua carreira? A internacionalização tem seu preço?
Convidados:
Barbara Marcel – diretora e produtora de Suraras | Brasil
Ernesto Jara Vargas – diretor de Altamar | Costa Rica
Ivette Liang – chefe da cátedra de Produção do Nuevas Miradas | Cuba/Colômbia
Juan Pablo Polanco Carranza – diretor de Carro Pasajero | Colômbia
Luana Melgaço – sócia da Anavilhana e produtora de Praia Formosa | Brasil
Mediador: Paulo de Carvalho – produtor e colaborador do Brasil CineMundi | Alemanha
CINEMATECA BRASILEIRA
20.07.2024, Exibição dupla do filme O LEÃO DE SETE CABEÇAS, de Glauber Rocha, e do média-metragem MARLENE, de Barbara Marcel, seguida de conversa entre Marcel, Mariana Queen Nwabsili e Mateus Araújo. São Paulo, Brasil.
20.07.2024, Exibição dupla do filme O LEÃO DE SETE CABEÇAS, de Glauber Rocha, e do média-metragem MARLENE, de Barbara Marcel, seguida de conversa entre Marcel, Mariana Queen Nwabsili e Mateus Araújo. São Paulo, Brasil.
Em uma sessão dupla especial, O LEÃO DE SETE CABEÇAS (Glauber Rocha, 1970) e MARLENE (Barbara Marcel, 2022) foram exibidos na Cinemateca Brasileira. Enquanto O LEÃO, filmado no Congo Brazzaville em 1969, faz parte do projeto Cinema Tricontinental de Glauber, MARLENE, filmado em Kinshasa, do outro lado do rio, é o resultado da exibição e da recepção do filme de Glauber hoje e dos debates sobre o cinema militante. A exibição foi seguida de uma conversa entre Marcel, a jornalista, pesquisadora e curadora de festivais de cinema Mariana Queen Nwabsili e o professor de cinema ds USP Mateus Araújo.
Link para o evento.
IMAGINÁRIOS COMUNS
4º Seminário de Pesquisas em Arte e Cidade_DESILHA 2024, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
4º Seminário de Pesquisas em Arte e Cidade_DESILHA 2024, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Leitura performática na abertura do evento, ao lado de Livia Flores, André Leal e Giovanni Festa, no Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro.
Exibição dos filmes HUMO SOBRE LOS HUMEDALES e MARLENE, de Barbara Marcel, seguida de conversa entre a diretora e Mariana Queen Nwabasili, na Cinemateca do MAM do Rio de Janeiro.
TO SLIP, TO SLIDE, TO GLITCH
13.6.2024, Other Transitions - Exibições como parte da exposição “to slip, to slide, to glitch” de Larisa Crunțeanu & Sonja Hornung; contribuições e eventos com Mareike Bernien & Alex Gerbaulet, Barbara Marcel, Ann Oren, Naomi Rincón-Gallardo, Tama Ruß, Nikola Stoyanov; em colaboração curatorial com Katharina Koch & Sylvia Sadzinski, na alpha nova & galerie futura, Berlim.
13.6.2024, Other Transitions - Exibições como parte da exposição “to slip, to slide, to glitch” de Larisa Crunțeanu & Sonja Hornung; contribuições e eventos com Mareike Bernien & Alex Gerbaulet, Barbara Marcel, Ann Oren, Naomi Rincón-Gallardo, Tama Ruß, Nikola Stoyanov; em colaboração curatorial com Katharina Koch & Sylvia Sadzinski, na alpha nova & galerie futura, Berlim.
Evento de exibições Other transitions
Árvores de aspirantes a estrelas, uma profissional do sexo por telefone em Vetagrande Zacatecas, México, e animados canários Harz Roller em Tenerife precedem uma conversa subterrânea sobre transição. Essas obras reorganizam as categorias de humano, natureza e artifício, apontando para momentos de indefinição, recusa e busca de sonhos coletivos contra todas as probabilidades.
Congratulations! You are still in the running for becoming, Ann Oren, 2015 (10:22)
Heavy Blood, Naomi Rincón-Gallardo, 2018 (18:43)
Excertos de Des Goldes Klang (Golden Tone), Barbara Marcel, 2023 (aprox. 40:00) - Exibição dos canais "Animação" e "Entrevista com Tom".
Seguido de uma fala artística online com Barbara Marcel.
ON LATEX: CRITICAL INFLECTIONS ON (NEO)EXTRACTIVISM IN LATIN AMERICA
Fala artística ‘Ciné-Cipó – Cine-Liana at Amazon Tall Tower Observatory’. Barbara Marcel (Bauhaus-Universität Weimar) em conversa com Delfina Cabrera, Ariadne Y. Collins, Marlon Miguel no simpósio organizado por Delfina Cabrera, Ariadne Collins e Marlon Miguel em colaboração com materia – DLCL Focal Group (Universidade de Stanford) no ICI Berlin - Institute for Cultural Inquiry.
27.09.2021, 19h30
Fala artística ‘Ciné-Cipó – Cine-Liana at Amazon Tall Tower Observatory’. Barbara Marcel (Bauhaus-Universität Weimar) em conversa com Delfina Cabrera, Ariadne Y. Collins, Marlon Miguel no simpósio organizado por Delfina Cabrera, Ariadne Collins e Marlon Miguel em colaboração com materia – DLCL Focal Group (Universidade de Stanford) no ICI Berlin - Institute for Cultural Inquiry.
27.09.2021, 19h30
"As coisas que os brancos trabalham tão arduamente para extrair das profundezas da terra, os minerais e o petróleo, não são alimentos”, como observa o xamã e porta-voz Yanomami Davi Kopenawa em A Queda do Céu. A extração tem sido historicamente associada à remoção de materiais subterrâneos, ao passo que o extrativismo é uma noção mais ampla que conota um modo de acumulação principalmente branco e colonial do Ocidente. Para a maioria dos países latino-americanos, sua riqueza natural se tornou sua maldição, permeando os reinos material e simbólico. O regime extrativista amarra o meio ambiente e governa a vida das pessoas subjugadas a ele, transformando-as em meras mercadorias. No final do século XIX e início do século XX, a borracha exemplificou muito bem as consequências devastadoras do extrativismo. O látex realizou o sonho industrial de uma “substância extraordinária”, o primeiro material cuja plasticidade o tornava adequado para se tornar tudo o mais: roupas à prova d'água, automóveis, infraestrutura de comunicação, guerra mecanizada. Durante o boom de sua extração, a Floresta Amazônica supriu cerca de 60% da demanda mundial de borracha. Essa fome de borracha refletia a expansão da onipotência do capitalismo global, com consequências desastrosas para o meio ambiente e para as populações locais. Durante o genocídio negligenciado ao longo do rio Putomayo, de acordo com John Tully, para cada tonelada de borracha extraída e despachada para o Norte Global, sete vidas indígenas foram perdidas.
A retirada de grandes quantidades de recursos naturais do Sul Global foi fundamental para atender à crescente demanda por bens dos centros do capitalismo nascente. Essa lógica nunca cessou e o que hoje se chama de neoextrativismo reproduz a condição colonial e subordinada dos chamados países periféricos. No entanto, essa racionalidade extrativista não assegura apenas a produção de bens, mas se estende à produção de conhecimento e à importação de estruturas epistêmicas que explicam as realidades locais. O extrativismo cognitivo, afirma Silvia Rivera Cusicanqui, privilegia o “centro” como produtor de modelos teóricos e interpretativos, enquanto a “periferia” permanece relegada ao status de caso ilustrativo. A matéria-prima exportada é posteriormente convertida em conceitos e enviada de volta aos seus locais de origem com valor agregado. O simpósio busca examinar e questionar os diferentes modos de extrativismo que prejudicaram e marcaram as histórias da América Latina e do Caribe. As qualidades distintas da borracha (plasticidade, isolamento, expansividade, apagamento) são o ponto de partida para uma investigação contemporânea do (neo)extrativismo. Suas facetas políticas, ambientais, culturais e sociais serão analisadas, em especial quando forem criticamente abordadas pela literatura e pelas artes visuais. Artistas e acadêmicos explorarão esse modo de acumulação em sua relação íntima com a produção e a circulação da teoria e do capital cultural; com o epistemicídio e a necropolítica; e com uma visão de mundo restritiva da “natureza” como um reservatório inerte para a exploração econômica.