THE CHANGE IN PATTERNS

(THE CHANGE IN PATTERNS/ PT I. WATER MINING )

A partir de 15 de Janeiro de 2023, em WildPalms, Düsseldorf, Alemanha.
Barbara Marcel, Mario Asef, Hans Baumann, Felipe Castelblanco.

 


Os padrões climáticos mudaram. Entramos na era do extraordinário. Todos os anos, todos os meses, é batido outro recorde. Enquanto esta exposição acontece, as inundações na Califórnia estão a níveis recordes e vivemos o Inverno mais quente da Europa. Sim, trata-se de uma forma de conceber a mudança climática que está à nossa porta, mas esquecemo-nos constantemente.
Podemos não gostar de pensar nisso, porque está inextricavelmente ligado à forma como vivemos hoje as nossas vidas.
A base da nossa sociedade contemporânea é construída sobre a extracção de recursos naturais em grandes quantidades. Para a extracção, a água desempenha um papel importante. Para fracionar ou alcançar o lítio, ambos os processos são denominados por extracção de água.
Em Brandenburg, a fábrica Tesla exige uma grande quantidade de água. Carros eléctricos, nova energia limpa, graças à água e à secagem da terra, uma área que ainda está enredada com a história do carvão de energia suja na região. As minas de carvão abandonadas são piscinas de lama de ferro que contamina a água.
A Califórnia conheceu condições de seca nos últimos anos, o que afectou os lagos e reservatórios do estado. A baixa precipitação e as altas temperaturas levaram à diminuição dos níveis de água em muitos dos lagos e reservatórios do estado, tornando-os menos capazes de fornecer água para irrigação e abastecimento de água potável.
O Chile e a Argentina são o lar de várias zonas húmidas, que desempenham papéis importantes no bem-estar ecológico e económico da região. Estas zonas húmidas incluem pântanos, pântanos e turfeiras, e albergam uma grande variedade de espécies vegetais e animais.
Contudo, ambos os países têm enfrentado problemas com a destruição de zonas húmidas devido a actividades humanas como a agricultura e a urbanização baseada na extracção de água, o que levou à perda da biodiversidade e à destruição de habitats para a vida selvagem.
A escassez de água é uma preocupação crescente em todo o mundo e tem o potencial de conduzir a conflitos, particularmente em regiões onde os recursos hídricos são limitados e as populações estão a aumentar. As alterações climáticas estão também a agravar o problema, alterando os padrões de precipitação e aumentando o risco de secas. Podemos ver as massas de água como algo universal, longe das lutas territoriais enquanto atravessamos o oceano com a menor jangada que pode conter um ser humano?
Podemos mudar o futuro: especialmente estando conscientes de que no passado, havia constantemente a intenção de escrever o nosso futuro de forma diferente.

- “Wildpalms“





Barbara Marcel. Humo Sobre los Humedales Still.




© 2021 Barbara Marcel