DISAPPEARING LEGACIES
Legados em Desaparecimento: O mundo como floresta, Anne-Sophie-Springer & Etienne Turpin
10.11.2017 – 29.03.2018 Centro de Ciências Naturais (CeNak) Museu Zoológico de Hamburgo.
Legados em Desaparecimento: O mundo como floresta, Anne-Sophie-Springer & Etienne Turpin
10.11.2017 – 29.03.2018 Centro de Ciências Naturais (CeNak) Museu Zoológico de Hamburgo.
Há 160 anos, Alfred Russel Wallace decifrou o princípio da evolução das espécies durante viagens de pesquisa à América do Sul e ao sudeste asiático. De 10 de novembro de 2017 a 29 de março de 2018, a exposição especial Verschwindende Vermächtnisse: Die Welt als Wald [Legados em Desaparecimento: O Mundo como Floresta] confronta a destruição desses habitats tropicais no contexto do Antropoceno e da extinção em massa.
O conceito do projeto é único - um híbrido entre uma apresentação histórica temática e uma grande exposição de arte contemporânea, transformando o Museu Zoológico do Centro de Ciências Naturais (CeNak), Universidade de Hamburgo, em um habitat de floresta (tropical) ameaçado. A peça central da intervenção é a apresentação de 13 obras de arte contemporânea - incluindo oito novas comissões - por Maria Thereza Alves, Ursula Biemann, Bik Van der Pol, Shannon Lee Castleman, Revital Cohen & Tuur van Balen, Mark Dion, Radjawali Irendra / Akademi Drone Indonesia, Armin Linke com Giulia Bruno e Giuseppe Ielasi, Barbara Marcel, Julian Oliver & Crystelle Vũ, Robert Zhao Renhui / The Institute of Critical Zoologists, SHIMURAbros e autonoma / Paulo Tavares.
Algumas das obras têm uma relação direta com as coleções da Universidade de Hamburgo. Outras obras artísticas foram desenvolvidas através de viagens ao Brasil e à Indonésia. Passando tempo em Bornéu, Java e Sumatra, o fotógrafo e cineasta Armin Linke - junto com sua colega Giulia Bruno e os curadores da exposição Anna-Sophie Springer e Etienne Turpin - realizaram numerosas entrevistas com moradores locais, trabalhadores de plantações, pequenos proprietários de terras, ambientalistas, funcionários do governo e cientistas. O resultado é um documento cinematográfico que reflete a velocidade com que a Indonésia está atualmente se transformando em uma nação de óleo de palma em meio a grandes incêndios de turfa. Em sua instalação no museu, Maria Thereza Alves cede a palavra a 33 chefes de clãs indígenas que ela acompanhou durante um mês no verão passado no Brasil enquanto participava de uma oficina sobre agroflorestação indígena e conservação de recursos. A exposição é ampliada por uma série de conjuntos curatoriais, que incluem espécimes das coleções zoológicas do CeNak e das coleções botânicas do Herbarium Hamburgense que foram selecionadas em diálogo com os curadores científicos das respectivas instituições: caveiras, peles de animais, espécimes de espíritos, folhas de herbário e numerosas coleções entomológicas de insetos coloridos.
Juntas, as posições artísticas e conjuntos curatoriais apresentadas na exposição Verschwindende Vermächtnisse: Die Welt als Wald renuncia a uma imagem romântica de natureza intocada e, em vez disso, questiona criticamente os legados resultantes da destruição implacável de ecossistemas altamente complexos.
Mais detalhes sobre a exposição em: http://reassemblingnature.org/verschwindende-vermaechtnisse/