BIRDS AND BUOYS

9 de abril - 13 de junho de 2021, em Bärenzwinger Berlin. Exposição dupla com obras de Nadja Abt e Barbara Marcel e curadoria de Isabel Jäger, Katja Kynast, Malte Pieper, Maja Smoszna.

A exposição duo BIRDS AND BUOYS (Aves e Bóias), com obras de Nadja Abt e Barbara Marcel, reúne duas pesquisas artísticas complexas e de longa data, que lidam com a questão do trabalho transatlântico e com a história cultural das navegações e da mineração a partir das perspectivas queer e feminista. Juntas, as produções abordam a arquitetura e a história do Bärenzwinger – construção que sedia a exposição –, bem como de sua vizinhança.

BIRDS AND BUOYS volta-se visivelmente para fora, comunicando-se de forma acústica e visual com o bairro em uma colorida reinterpretação coletiva da edificação do Bärenzwinger. A exposição dialoga ainda com o espaço urbano dos arredores, como o histórico porto fluvial, a Embaixada Brasileira, e a Marinehaus, um antigo clube da marinha imperial. Na parte interior, reflexões íntimas e ensaísticas revelam o poder transformador de queerizar a natureza; espaços estreitos desfazem-se em cenas fantásticas; e histórias, antes ocultas, emergem. Os pássaros e as boias, que dão nome à exposição, se distinguem por sua capacidade de sinalizar algo. O canário, conforme apresentado na obra de Barbara Marcel, é um indício de um ambiente tóxico. Já Nadja Abt emprega boias como figuras que emergem na superfície, e se recusam a serem empurradas para o invisível. Do inglês, os temos “Buoy” (boia) e “Boy” (menino; garoto) são homofônicos e podem ser diferenciados apenas pela grafia. O verbo “to buoy” (boiar) em inglês também significa ser empático; levantar o ânimo de alguém, ajudá-l@. A exposição trabalha precisamente com essas transgressões e diferenças, com este ato de correlacionar-se, propondo: O que pode ser aprendido e desaprendido de paisagens arruinadas pela mineração? Como pode a violenta história das navegações ser reescrita de forma feminista e utópica? Como podemos juntos, parafraseando Ursula LeGuin, navegar a “bombordo da escuridão”?




O que se pode fazer com um buraco no vale? Para onde se pode caminhar quando a terra não mais se sustenta? As paisagens das não-cidades e seus sedutores chamados para a solidão permanecem convincentes em tempos de desintegração urbana? O que pode ser aprendido e desaprendido na topografia aumentada destas paisagens arruinadas? Como caminhar sobre e abaixo de solos tão instáveis? O projeto GOLDEN TONE (Tom Dourado), de Barbara Marcel, origina-se de uma pesquisa sobre a paisagem cultural e histórica do oeste do Harz, região montanhosa da Alemanha, onde muitas das primeiras tecnologias de mineração foram desenvolvidas e então exportadas para o mundo. De forma ensaística, a videoinstalação reflete sobre as interseções entre passado, presente e futuro nesta paisagem antropogênica, por meio dessa história particular de criação, treinamento e comércio de canários na região. Numa videocolagem feita de mãos e máquinas, prata e serinetas, montanhas contaminadas de metais pesados e pinheiros caídos, passeios turísticos e entrevistas íntimas, a icônica paisagem do Harz alemão revela gradualmente a hibridez de suas muitas camadas e abre caminho para um vasto campo de voos sonoros transformadores. GOLDEN TONE é um projeto sobre o canto do canário do Harz, a domesticação das minas e o queerizar da natureza.















A exposição BIRDS AND BUOYS inaugura o programa anual Bricolage e, com ele, uma série de investigações sobre a história e o presente, ainda pouco visibilizados, do Bärenzwinger. Com Bricolage queremos cavar fundo e ir mais longe, retratar as constelações históricas e contemporâneas e descolar suas junções, para, então, reatá-las em um novo arranjo. Seguindo a linha de Donna Haraway, pode-se dizer que estamos dispostos a forjar novos nós materiais-semióticos, assim como as concretas técnicas de nós marítimos também usadas em BIRDS AND BUOYS. Curadoria de Isabel Jäger, Katja Kynast, Malte Pieper, Maja Smoszna.

Outro eventos
28.4. - Paz Guevara em conversa com Nadja Abt, Barbara Marcel, Katja Kynast (Online por Zoom)
02.5. - These Birds of Temptation. Apresentação do livro com Barbara Marcel e K. Verlag (ao ar livre)
20.5. - Visita guiada pelo bairro do Bärenzwinger com Berlin Postkolonial e.V. / Dekoloniale (alemão)
27.5. - Wayfaring Strata. À medida que nos movemos. Audio Walk coreografado por Sonia Fernández Pan com música por Stephen McEvoy
03.6. - Visita guiada pela vizinhança do Bärenzwinger com Berlin Postkolonial e.V. / Dekoloniale (inglês)
13.6. - Bloco Aves e Bóias. Finissage com Nadja Abt, Barbara Marcel e Tom Nóbrega, entre outros.

Mais detalhes sobre a exposição em: https://www.baerenzwinger.berlin/EN/Program/Birds-and-Buoys-EN/

Clique aqui para mais informações sobre o livro THESE BIRDS OF TEMPTATION









© 2021 Barbara Marcel