CRITICAL ZONES

23.05.2020.–09.01.2022, ZKM Atrium 1+2

CRITICAL ZONES. Observatories for Earthly Politics. Abertura Virtual: Sexta-feira, 22.05.2020, 18:00


Durante muito tempo as reações da Terra às nossas ações humanas passaram despercebidas, e agora - em grande parte devido aos recentes protestos internacionais sobre o clima - passaram à consciência pública.

O projeto de exposição ZONAS CRÍTICAS convida os visitantes do ZKM | Centro de Arte e Mídia a se envolverem com a situação crítica da Terra de uma forma inovadora e diversa e a explorarem novos modos de coexistência entre todas as formas de vida. O projeto artístico CINÉ-CIPÓ / CINE LIANA at ATTO Tower (2020), de Barbara Marcel, integra a exposição com uma vídeo-instalação que mostra a produção e troca de diferentes tipos de conhecimento – o conhecimento científico da comunidade científica internacional, bem como o conhecimento tradicional de povos que habitam a floresta amazônica. Clique aqui para mais informações sobre o projeto.

Como um projeto de pesquisa e exposição, ZONAS CRÍTICAS explora a urgência de reunir habilidades, conhecimentos, disciplinas e culturas para criar conjuntamente uma cartografia da multitude da Terra. A exposição simula em pequena escala o modelo de uma nova espacialidade da Terra e a diversidade das relações entre as formas de vida que a habitam. Cria uma paisagem que faz o público entender as características do chamado "Novo Regime Climático", um termo cunhado por Bruno Latour para descrever a situação global que afeta todos os seres vivos. Não se limitando às crises ecológicas, o termo também inclui questões de política e história cultural, assim como mudanças éticas e epistemológicas de perspectiva. Como um observatório de "Zonas Críticas", a exposição tem como objetivo orientar um debate em direção a uma nova política terrestre. Esta combinação especial de experimento mental e exposição foi desenvolvida por Peter Weibel e Bruno Latour em suas colaborações anteriores na ZKM. "Iconoclash" em 2002, "Making Things Public" em 2005, e "Reset Modernity!" em 2016 constituem as três "exposições de pensamento" (Gedankenausstellungen) que resultaram de sua intensa relação de trabalho que já se estende por vinte anos. ZONAS CRÍTICAS é caracterizada por uma extensa colaboração de artistas, designers, cientistas e ativistas. A arte, com todo seu poder imaginativo, especulativo e estético, assume o importante desafio de desenvolver novas formas de representação e opções de ação em uma situação geral que ainda não foi esclarecida. Muitos dos artistas que trabalham neste projeto são originários de países não-ocidentais, ampliando a visão dos modos de pensar europeus, que aprendemos a descrever como modernidade global.









Ciné-Cipó - Cine-Liana: ATTO - Observatório da Torre Alta da Amazônia. 2020, Instalação de vídeo multicanal, aprox. 140 min.

Comissionado para a exposição, o projeto Ciné-Cipó (Cine Liana) na Torre Alta da Amazônia aborda diferentes perspectivas e sistemas de conhecimento, que desafiam a veracidade das suposições universais sobre ciência e sociedade e multiplicam os modos de engajamento, compreensão e vivência dentro da Zona Crítica. O ATTO, ou Observatório da Torre Alta da Amazônia, é um projeto científico internacional que estuda as complexas interações entre a floresta, os solos e a atmosfera, a fim de compreender o papel da bacia amazônica dentro do sistema terrestre. Em seu trabalho em vídeo, Barbara Marcel observa a vida cotidiana dos cientistas do Observatório ATTO e de duas mulheres ativistas locais enquanto colaboram para produzir uma peça de rádio que comunica diferentes formas de conhecimento, visões, mas também ameaças relativas à Amazônia.

Com a colaboração de Natalina do Carmo Oliveira, Milena Raquel Tupinambá. Produzido em colaboração com ZKM | Karlsruhe, Instituto Serrapilheira e Instituto Max Planck de Biogeoquímica Jena, com o apoio do INPA- Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas e do Instituto Goethe São Paulo.

Além da exposição presencial em Karlsruhe, os vídeos do projeto foram parcialmente disponibilizados na exposição online, desenvolvida devido à pandemia. Clique aqui para acessar o projeto na exposição online: https://critical-zones.zkm.de/#!/detail:cine-cipo-cine-liana-atto-amazon-tall-tower-observatory














© 2021 Barbara Marcel