O JARDINEIRO, O SERINGUEIRO E A HERBALISTA
2017-19, Santarém - Brasil / Berlim - Alemanha. Vídeo, cor, audio, aprox. 20 min., formato Full HD. Além do video, ainda em processo de finalização, o projeto conta com uma lecture-performance e um ensaio publicado.
2017-19, Santarém - Brasil / Berlim - Alemanha. Vídeo, cor, audio, aprox. 20 min., formato Full HD. Além do video, ainda em processo de finalização, o projeto conta com uma lecture-performance e um ensaio publicado.
Ensaio original, publicado no final de 2018 para o livro "THE WORK OF WIND: LAND" [O Trabalho Do Vento: Terra]. Com contribuições de Rouzbeh Akhbari & Felix Kalmenson, d’bi.young anitafrika, Amy Balkin, Jesse Birch, D.T. Cochrane, Revital Cohen & Tuur Van Balen, Anna Feigenbaum, Macarena Gómez-Barris, Ilana Halperin, Tom Keefer, Barbara Marcel, Mimi Onuoha, Tomás Saraceno, Christine Shaw, Juliana Spahr, Adrienne Telford, Etienne Turpin, Allen S. Weiss, Tania Willard, e Eva Wilson. Design de Katharina Tauer. Edição de Christine Shaw & Etienne Turpin. Co-publicado por K. Verlag em parceria com a Universidade de Toronto Mississauga. Parcialmente financiado pelo programa New Chapter do Canada Council for the Arts.
O ensaio O JARDINEIRO, O SERINGUEIRO E A HERBALISTA responde ao Force 3–Gentle Breeze com uma história que mistura uma narrativa pessoal, a história do cinema e uma plantação de borracha, conectando os salões de Paris com a Floresta Amazônica. No texto, escrito em antecipação ao filme que viria, Marcel revela outros modos decoloniais de habitar a floresta através de seu trabalho com as herbalistas da Casa Chico Mendes, na cidade de Santarém.
Clique aqui para mais informações sobre o livro THE WORK OF WIND: LAND
A lecture-performance de mesmo título foi apresentada para o programa discursivo entitulado "How on Earth?", como parte da exposição "Verschwindende Vermächtnisse: Die Welt als Wald" [Legados Desaparecendo: O Mundo Como Floresta] no Tieranatomisches Theater, na Universidade de Humboldt, em Berlim, em abril de 2018.
Filmado entre o fim de 2017 e o começo de 2018, durante a residência na Casa Bicho em Alter do Chão - Santarém, no Pará, em colaboração com as herbalistas da Casa de Chico Mendes, no bairro da Conquista, periferia de Santarém, o filme está agora em fase de finalização.