IMAGINÁRIOS COMUNS

4º Seminário de Pesquisas em Arte e Cidade - Desilha 2024, Proposição: Livia Flores, André Leal, Barbara Marcel e Raquel Versieux. Organização e produção: Livia Flores, André Leal, Barbara Marcel e Giovanni Festa. Realização: grupo de pesquisa Atotalidade (CNPq); Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


O Colóquio Internacional Imaginários Comuns convoca pesquisas para as quais a ideia de cinema é produtiva como modo de operação que tende ao coletivo, possibilitando a instauração de imaginários comuns. Deslocando o interesse da recepção para a produção, consideramos que o filme pode aglomerar interações já existentes no território, surgindo como suplemento de visibilidade para processos sociais e artísticos interessados em colaboração. Aproximando-se das chamadas práticas artísticas baseadas em comunidade, a tela se torna uma interface porosa, incorporando o que não é imediatamente visível à textura fílmica. Entre montagem e mise-en-scène, o território, a locação e o set intercambiam posições, constituindo-se como experiência situada em que as diferenças podem ter lugar.



O Colóquio reúne pesquisadoras e pesquisadores em arte, filosofia, literatura e cinema atuantes no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Itália, e que têm por foco experiências latino-americanas. Realizado de forma presencial no Centro de Cultura da Justiça Federal nos dias 21 e 28 de maio e na Cinemateca do Museu de Arte Moderna de 22 a 24 de maio, ambos na cidade do Rio de Janeiro, sua programação inclui mostra de filmes relacionados às pesquisas apresentadas. Proposição elaborada por artistas e pesquisadores do grupo de pesquisa Atotalidade, Imaginários Comuns é uma realização do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e conta com recursos da Capes (Proex e PrInt).



© 2021 Barbara Marcel