MOTORES DEL CLIMA

06.10.2023 – 18.05.2024, MOTORES DEL CLIMA: Poética, política e tecnologias do meio ambiente. Exposição coletiva com curadoria de Daphne Dragona e Jussi Parikka no LABoral - Centro de Arte y Creación Industrial em Gijon, Espanha. Artistas: Kat Austen, Anca Benera & Arnold Estefan, Felipe Castelblanco, Kent Chan, Denise Ferreira da Silva & Arjuna Neuman, DESIGN EARTH, Matthias Fritsch, Geocinema (Asia Bazdyrieva & Solveig Qu Suess), Abelardo Gil-Fournier, Hypercomf, Lito Kattou, Zissis Kotionis, Pablo de Lillo, Atmospheric Research Collective (Tom Corby, Gavin Baily, Jonathan Mackenzie, Louise Sime, Giles Lane, Erin Dickson, George Roussos), Matterlurgy (Helena Hunter e Mark Peter Wright), Barbara Marcel, Víctor Mazón, Petros Moris, Sybille Neumeyer, Afroditi Psarra e Audrey Briot, Rotor Studio (Ángeles Angulo e Román Torre), Susan Schuppli, Rachel Shearer e Cathy Livermore, Stefania Strouza, Superflux, Paky Vlassopoulou, Thomas Wrede.


“Motores del clima” explora a poética, a política e as tecnologias do meio ambiente do solo ao céu e do solo à atmosfera.

O clima é um sistema dinâmico de pressão, temperatura e umidade. Ele se manifesta através de mapas, mídia e simulações enquanto toca a pele. O clima é sentido de forma desigual, dos extremos à suavidade mundana de uma brisa. Alguns estão expostos, outros estão abrigados; o clima abala alguns, outros ganham lucro.

“Motores del clima” é uma exposição artística e um programa de palestras, apresentações e oficinas que acontecem no LABoral - Centro de Arte y Creación Industrial em Gijon, Espanha. Ela explora o tempo como um sistema complexo, como observação e controle, e como uma experiência vivida. Os projetos e eventos referem-se a fenômenos naturais e mudanças climáticas, estratégias passadas e contemporâneas de engenharia do clima, bem como a diferentes atmosferas sociopolíticas relacionadas à respiração e à vida. Aproximando-se dos modelos e sistemas de arte como técnicas de conhecimento, “Motores del clima” aborda a necessidade de justiça climática e de abraçar o(s) mundo(s) circundante(s) mais que humano(s).

A exposição é acompanhada pela publicação “Words of Weather: A glossary”, que mapeia termos para uma ecologia política de experiência.

Link para a exposição.





© 2021 Barbara Marcel