CONDOR
Trabalho em progresso, Chile. Videoinstalação.
Trabalho em progresso, Chile. Videoinstalação.
A obra consistirá em uma videoinstalação filmada em novembro de 2021 entre as cidades chilenas de Santiago e Talagante, tendo como ponto de partida a relação interespécies entre humanos e pássaros, suas identificações e desidentificações, para observar antigas e novas projeções de liberdade. A partir dos acalorados debates políticos da primavera chilena de 2021, Marcel estabelece uma conexão entre o antigo observatório astronômico de Santiago, situado no Cerro Calán e construído durante a Guerra Fria, e o controle militar de maquinaria do espaço, por meio da produção de imagens de drones que simulam e incorporam uma das mais antigas perspectivas de dominação de territórios: a visão aérea.
LETTERS FROM SPIRAL TIME
Projeto que está sendo desenvolvido por Barbara Marcel como bolsista da DRESDEN_Zukünftigkeiten/Futurities Transcultural Academy 2023 Dresden.
Projeto que está sendo desenvolvido por Barbara Marcel como bolsista da DRESDEN_Zukünftigkeiten/Futurities Transcultural Academy 2023 Dresden.
LETTERS FROM SPIRAL TIME é um projeto artístico que surge da correspondência entre a artista brasileira radicada em Berlim, Barbara Marcel, e Vândria Borari, artista indígena/brasileira radicada em Alter do Chão, Pará, na Amazônia brasileira. Com base em fragmentos de cerâmica pré-colombiana da Amazônia coletados pelo etnólogo alemão Curt Nimuendajú e em sua correspondência com diretores de museus europeus entre 1913 e 1945, o projeto conecta seres aparentemente distantes, como o rio Elba e o rio Tapajós (Pará, Brasil). As cartas reunidas durante o período da pesquisa artística serão transformadas em um filme, convidando à escuta de um diálogo com a coleção etnográfica do Staatliche Kunstsammlungen Dresden (SKD, Coleções de arte do estado de Dresden) e suas possíveis animações.
O projeto está sendo desenvolvido dentro da bolsa “Futurities” da Transcultural Academy 2023. Essa bolsa tem como foco objetos de museu do SKD como repositórios materiais de pesquisa que possibilitam investigações colaborativas de "futuridades" e novas narrativas. "Futuridades" descrevem imaginações de perspectivas, por exemplo, na maneira de lidar com objetos sensíveis em exposições por vir. Eles são discutidos dando significativa importância para o passado e o presente. Isso se deve ao fato de que os futuros possíveis são alimentados por ritmos do passado: os estudos de materiais e arquivos fazem parte disso, assim como as perdas, a violência, a ausência, os potenciais e o incategorizável. Mobilizados pelo posicionamento de pesquisadores, curadores, visitantes ou artistas, é possível ativar um espectro de futuridades que co-existem lado a lado. A Transcultural Academy é um projeto de pesquisa que engloba a coleções do SKD em diálogo entre si e com artistas, parceiros acadêmicos, academias de arte e amigos do SKD.
PAU-BRASIL
2022-2023, Brasil/Alemanha. Vídeo, cor, som, 23’18”.
2022-2023, Brasil/Alemanha. Vídeo, cor, som, 23’18”.
Pau-Brasil: da cor ao som toma como ponto de partida a árvore que dá nome ao país Brasil, sendo seu primeiro recurso explorado pelos portugueses. A madeira tem sido utilizada mundialmente para a produção de arcos de violino desde o século XV na Europa e, devido à sua histórica e atual superexploração, é uma espécie altamente ameaçada de extinção. O projeto propõe um diálogo crítico com o centenário do modernismo brasileiro em 1922, entendendo a antropofagia como uma forma precoce de resistência às colonialidades de conhecer, imaginar e ser.
O projeto foi desenvolvido dentro do Programa de Pesquisa Artística de Berlim, do qual Barbara Marcel foi bolsista entre 2022 e 2023.