WORLD OF ART: ART AND CLIMATE CHANGE
2022, Editado por Maja e Reuben Fowkes. Thames & Hudson.
2022, Editado por Maja e Reuben Fowkes. Thames & Hudson.
Em cinco capítulos, os curadores Maja e Reuben Fowkes examinam obras de arte que respondem ao Antropoceno e seu impacto prejudicial em nosso mundo, desde cenas da natureza dizimadas por eventos de extinção em andamento e paisagens transformadas em lixo pela extração, até a arte de comunidades marginalizadas mais afetadas pela injustiça da mudança climática. O que guia os artistas reunidos aqui é uma preocupação ardente com o tema vivo da Terra e com todos os outros seres terrestres envolvidos nesse drama climático em rápida evolução.
CHILE INTERNATIONAL II
2022. Com contribuições de: Colectivo Caput, Gonzalo Castro Colimil, Daniela Catrileo, Chawak, Elicura Chihuailaf, Mariairis Flores / Diego Parra, Valeria Fahrenkrog, Constanza Hermosilla, Barbara Marcel, Eva-Christina Meier, Galería Metropolitana, Dani Negri, Claudia Pacheco Araoz, Leonardo Portus, Radio Humedales, Danny Reveco, Alejandra Rojas del Canto, Maristella Svampa. Editado por: Valeria Fahrenkrog, Eva-Christina Meier, Galería Metropolitana. Desenho gráfico: Ernst und Mund, Leipzig. Em cooperação com a nGbK Verlag.
2022. Com contribuições de: Colectivo Caput, Gonzalo Castro Colimil, Daniela Catrileo, Chawak, Elicura Chihuailaf, Mariairis Flores / Diego Parra, Valeria Fahrenkrog, Constanza Hermosilla, Barbara Marcel, Eva-Christina Meier, Galería Metropolitana, Dani Negri, Claudia Pacheco Araoz, Leonardo Portus, Radio Humedales, Danny Reveco, Alejandra Rojas del Canto, Maristella Svampa. Editado por: Valeria Fahrenkrog, Eva-Christina Meier, Galería Metropolitana. Desenho gráfico: Ernst und Mund, Leipzig. Em cooperação com a nGbK Verlag.
Através de protestos maciços, a sociedade civil chilena conseguiu em 2019 iniciar um processo de transformação abrangente no país. Desde então, os protagonistas das artes e da cultura assumiram um papel activo no discurso social sobre participação social, feminismo e justiça climática. "Chile International II" apresenta posições artísticas, práticas colectivas e debates actuais de diferentes regiões do país sul-americano. O volume bilingue expande-se sobre estes com posições da Argentina, Bolívia e Brasil.
Link para o livro.
DESILHA 3
2021. Livro organizado por Michelle Sommer e Lívia Flores com a participação de Aline Besouro, André Leal, Barbara Marcel, Andreas Doepke e Tom Nóbrega, Cecilia Cavalieri, Denilson Baniwa, Diambe da Silva, Flora Dias, Ismar Tirelli Neto, Juliana Fausto, Luiza Baldan, Mabe Bethônico, Mayra Martins Redin, Micaela Cyrino, Raquel Versieux e Sandra Benites
2021. Livro organizado por Michelle Sommer e Lívia Flores com a participação de Aline Besouro, André Leal, Barbara Marcel, Andreas Doepke e Tom Nóbrega, Cecilia Cavalieri, Denilson Baniwa, Diambe da Silva, Flora Dias, Ismar Tirelli Neto, Juliana Fausto, Luiza Baldan, Mabe Bethônico, Mayra Martins Redin, Micaela Cyrino, Raquel Versieux e Sandra Benites
As pedras são elementos inertes produzidos nas profundezas da crosta terrestre, produto do tempo profundo da geologia. Ao emergirem, são transformadas pela ação humana e convertidas nos materiais que são a base de nossa sociedade. Como acessar as histórias que se depositam nas camadas minerais sobre as quais caminhamos cotidianamente? Como narrar as histórias inscritas nas pedras, em determinados sítios, nos caminhos que traçamos? Esses são alguns dos temas e questões que nortearam as apresentações de Mabe Bethônico, Claudia M. Plens, Flora Dias, Barbara Marcel e Tom Nóbrega no 3º Seminário de pesquisas em arte e cidade_DESILHA 2021: PAISAGENS MINERAIS, revirando e deslocando essas paisagens minerais de diferentes maneiras, tornando visíveis as camadas subterrâneas que compõem o presente. Agora, o ensaio “canário azul: 5 fragmentos”, de Barbara Marcel, Andreas Doepke e Tom Nóbrega compõe a publicação resultante do seminário.
Link para a publicação.
BLUE CANARY
2021, Berlim / Clausthal-Zellerfeld, Harz. Ensaio original escrito em colaboração com o geógrafo Andreas Döpke, a ser publicado no livro THESE BIRDS OF TEMPTATION, como parte da série "intercalations 6", co-publicado pela K Verlag e pela Haus der Kulturen der Welt, Berlin.
2021, Berlim / Clausthal-Zellerfeld, Harz. Ensaio original escrito em colaboração com o geógrafo Andreas Döpke, a ser publicado no livro THESE BIRDS OF TEMPTATION, como parte da série "intercalations 6", co-publicado pela K Verlag e pela Haus der Kulturen der Welt, Berlin.
O projeto GOLDEN TONE origina-se de uma pesquisa sobre a paisagem cultural e histórica do oeste do Harz, região montanhosa da Alemanha, onde muitas das primeiras tecnologias de mineração foram desenvolvidas e então exportadas para o mundo. De forma ensaística, a videoinstalação reflete sobre as interseções entre passado, presente e futuro nesta paisagem antropogênica, por meio dessa história particular de criação, treinamento e comércio de pássaros canários na região.
"...um refrão queer, povoado com linhas acústicas de voos e a dor do cativeiro, em que o leitor-expectador aprende que a ciência da ornitologia está tão preocupada com os flertes e o pentear das penas da avifauna quanto com sua dominação taxonômica."
THESE BIRDS OF TEMPTATION. Com contribuições de Ari Bayuaji, Bik Van der Pol, David Bonter, Bertolt Brecht, Lêna Bùi, Mark Dion, Andreas Döpke & Barbara Marcel, Anne Geene & Arjan de Nooy, Sophia Gräfe, Mary Ellen Hannibal, Lisa Hirmer, Nina Katchadourian, Anna-Katharina Laboissiere, Anaïs Nin, Megan Shaw Prelinger, Bruno Schulz, Anna-Sophie Springer, Frank Steinheimer, Anna Tsing, Etienne Turpin, entre outros.
Clique aqui para mais informações sobre o livro THESE BIRDS OF TEMPTATION
O ensaio foi também desenvolvido em uma videoinstalação de 4 canais (aprox. 120min) chamada GOLDEN TONE. Numa videocolagem feita de mãos e máquinas, prata e serinetas, montanhas contaminadas de metais pesados e pinheiros caídos, passeios turísticos e entrevistas íntimas, a icônica paisagem do Harz alemão revela gradualmente a hibridez de suas muitas camadas e abre caminho para um vasto campo de voos sonoros transformadores. GOLDEN TONE é um projeto sobre o canto do canário do Harz, a domesticação das minas e o queerizar da natureza.
Clique aqui para mais informações sobre o projeto GOLDEN TONE.
A instalação em vídeo fez parte recentemente da exposição BIRDS & BUOYS no Bärenzwinger Berlin, entre abril e junho de 2021.
Clique aqui para mais informações sobre a exposição BIRDS & BUOYS.
FIRE, FAÍSCA, FUNKE
Vernissage: 25.05.2019, 7pm
Datas da exposição: 26.05 - 16.06, Quintas, sextas, sábados e por agendamento.
Vernissage: 25.05.2019, 7pm
Datas da exposição: 26.05 - 16.06, Quintas, sextas, sábados e por agendamento.
A exposição reuniu trabalhos de Marina Camargo, Ana Hupe e Barbara Marcel, artistas brasileiras residentes de Berlim. Suas pesquisas refletem sobre a gravitação da ideia de centro, partindo do hemisfério sul: relações de poder elucidadas em cartografias; monoculturas extensivas; arquivos coloniais; e sincretismos religiosos no Brasil hoje. A mandioca como ponto de encontro entre culturas basileiras e africanas na Europa é celebrada num trabalho coletivo com a participação de Senegambia, um restaurante do oeste africano, localizado na mesma rua que a Galeria Mario Kreuzberg. A colaboração foi exibida em forma de vídeo, que documenta a troca de receitas feitas com mandioca, preparadas coletivamente na cozinha do Senegambia.
Cartografia como estudo de narrativas de espaço e relações de poder permeia o trabalho de Marina Camargo. Cartografia expandida para além de sua função original, sendo transformada em outras narrativas visuais que questionam os dados objetivos que formam os mapas. A representação do hemisfério sul aparece na ação de apagamento de um mapa escolar do Brasil, que mostra regiões de exploração extrativista, além de um trabalho de som construído a partir das fronteiras políticas da América do Sul.
Ana Hupe apresentou três trabalhos sobre o universo da santería, religião afrocubana com origem yorubá. O sincretismo, que acontece quando os credos ocultos de duas regiões ou tradições religiosas se misturam, é o conceito guia dos trabalhos.
O porto de Santarém (Pará-BR), dominado pela multinacional Cargill desde 2003, é o tema do trabalho 'BR 163 Cuiabá-Santarém' por Barbara Marcel. A embalagem dos produtos utilizados no processamento da soja, ressignificados em sacolas de mercado para farinha de mandioca, são agrupados numa instalação.
A Galeria Mario Kreuzberg é um project space organizado por Manuela Morales (Chile) e Santiago Mac Auliffe (Argentina) desde 2015, na Reichenbergerstrasse 48 desde julho de 2018, focado em arte latinoamericana.